“As Maldiçoes dos fosseis “
Nestes tempos de irracionalidade e suicídio coletivos, com os ponteiros do relógio do Juízo Final já a menos de 100 segundos do Doomsday, temos de acreditar que ainda há quem através da razão queira construir um mundo melhor, mesmo que as ações das elites e dirigentes mundiais: a CLASSE POLITICA, e uma parte considerável da opinião pública e dos meios de comunicação , acirrem cada vez mais o ódio cego ao próximo que diaboliza todos os que têm uma visão do mundo diferente da nossa."
Em vez de de proclamar a "- Paz na terra aos homens de boa vontade!" , lançam na guerra fratricida povos e continentes, usando como pretexto situações reais ou forjadas. Criam nas pessoas de todo o mundo um clima de medo , desconfiança e ódio, materializando o TERROR(ISMO) GENERALIZADO em todo o planeta.
Acuso nominalmente o:
- Sr Putin e a elite oligárquica e militar Russa, gente de extrema direita que apoia com dinheiro propaganda e meios militares todos os famosos como Trump, Bolsonaro, Marine lê Pen , Erdogan, Maduro e demais títeres do reacionarismo mundial supremacista, que ostenta gravatas de cores diferentes , mas é ávido de tacho e penacho sem respeito nem amor ao próximo.
- O aventureiro presidente da Ucrânia Sr Zelinsky que apesar de ser judeu por descendência, dá cobertura e é apoiado por organizações neonazis suportadas por organizações de supremacistas e serviços secretos como a CIA, que estão ao serviço dos interesses do cartel das indústrias dos combustíveis fósseis., por ter lançado os seus concidadãos no caminho do confronto com um vizinho com o poder desregulado, aparentemente dirigido por pessoas com síndrome de UBRIS
- Sr Secretário Geral da NATO e outros dirigentes militares Europeus e Americanos que já deram anteriormente provas de serem responsáveis pela destruição e desmembramento das nações árabes produtoras de petróleo
Mas porquê esta guerra?
Os media ocidentais e a classe política respetiva tentam fazer crer que é uma guerra pelo direito à liberdade contra os interesses expansionistas e ditatoriais da oligarquia e complexo militar industrial russo. E pasme-se! Uma luta contra o Comunismo! Como se eles ainda detivessem o poder e a influencia geopolítica e económica que tinham antes da queda do muro de Berlim. (nos idos anos 90 do sec XX)
Os media pro Putin consideram esta agressão como uma ação preventiva de legitima defesa, contra uma suposta guerra em preparação contra interesses vitais do seu pais. Usam estes argumentos para considerarem a agressão como um ataque preventivo de legitima defesa para proteger as populações russófonas
Perguntamo-nos :
- De que lado esta a verdade? O que e´que andam a esconder-nos?
A resposta já nos foi dada pelos estudiosos da guerra desde a antiguidade clássica, como por exemplo : o general chinês Sun Tsu em “A arte da Guerra “ de Lao Tse.
“A guerra e´ a extensão da política por outros meios!”
E o que procura a política?
Em palavras da voz popular: Procura “tacho e penacho!” Ou seja , dito de forma mais erudita: Riqueza, poder, fama e gloria para aqueles que pensam como Nietsche que para os super-homens:
“Como os homens estimam, afinal, apenas o que foi fundado há muito tempo e desenvolvido lentamente, aquele que deseja prosseguir vivendo após a sua morte deve cuidar não somente da posteridade, mas sobretudo do passado: é por isso que tiranos de toda espécie (também artistas e políticos tirânicos) gostam de violentar a história, a fim de que ela apareça como preparação e escada que conduz a eles” em (Humano Demasiado Humano II)
ou “os fins justificam os meios! Como plasmou Maquiavel sobre a arte de governar em “O Príncipe”
Então para não sermos comidos por “lorpas” (sinonimo de néscios) como dizem na minha terra, temos de procurar os tachos e penachos que cada um pretende obter com esta desgraça em que lançaram a Ucrânia e o abismo para onde podem atirar a Europa e o resto da Humanidade.
A razão principal da guerra é a valorização do preço do petróleo .
O preço do petróleo estava muito baixo por falta de procura apesar dos países produtores tradicionais estarem a reduzir a extração (oferta)
A UE e outros países mais sensíveis às questões climáticas tem programada uma transição energética que está a ter muito sucesso e por isso põe em risco a venda do petróleo exportável dos USA que é petróleo de xisto, cuja extração é muito mais cara do que o preço antes da guerra.
Ao mesmo tempo os países árabes do golfo produtores de petróleo estão a fazer grandes investimentos na produção de energia elétrica solar fotovoltaica para exportação , para substituir a perda de venda do petróleo .
Note-se que os governos só começam a pressionar fortemente pela Paz depois de 15 dias de guerra o preço do petróleo e outros combustíveis terem batido valores máximos e os consumidores se estarem a manifestar contra os preços praticados pelas gasolineiras de todo o mundo .
Por isso e que acirraram o URSO e o atiraram para uma guerra que ate lhe convinha
Depois vem a água
Os países do centro e norte da Europa são quem tem as maiores reservas de água doce, com a robotização e investimento em investigação científica iam ficar independentes da produção alimentar extensiva dos EU e dos países por eles dominados .
Em seguida vem o Dólar como meio de pagamento internacional
O dólar estava a ser substituído como meio de pagamento internacional por moedas não dominadas pelos USA : euro, yuan e as moedas digitais .
Para cumulo estava a formar- se um novo conceito de economia subscrito pelas novas elites empresárias , a economia circular sustentável , que acabava com a dicotomia: capitalistas VS operários, que dava a todas as pessoas um lugar necessário no plano económico : produção , distribuição e consumo .
As pessoas na União Europeia, genericamente começavam a aceitar que não era possível uma economia baseada no consumo descontrolado e em continuo aumento que esgota rapidamente os recursos e deixa uma pegada ecológica de custos exponencialmente crescentes, como divida a pagar pelas gerações futuras.
Estas são as razões objetivas que eu acho que levaram ao planeamento de uma guerra destas dimensões que é a única forma de destruir valor para fazer baixar a mão de obra (muitos refugiados e muitos migrantes ).
Esta é a minha visão da qual ainda pouco ou nada ouvi falar .
Pergunto:
1- Como é que os bancos investidores no petróleo iriam explicar que os seus investimentos iriam ser deitados fora , apesar do crescimento económico estar a subir ?
2 - Como é que os fabricantes de material bélico iriam explicar aos seus investidores a perda de dinheiro porque não havia guerras ?
3 - Como é que o capitalismo tradicional que precisa de baixos salários iria aceitar que o aumento do nível de vida na UE desenvolvida se baseasse em salários crescentes e em reduzir as horas laborais ?
Para finalizar…
O que esta em jogo e o dinheiro das elites dominantes atuais, que querem um capitalismo rentista e aproveitam- se daqueles que querem tacho e penacho , para quem a vida humana pouco ou nada vale e que não ligam a meios para atingirem esses fins.
Quase tudo o que está a acontecer na Ucrânia incluindo o comportamento dos políticos dos dos USA , Chineses e Europeus incluindo Putin , Zelensky CIA e Nato se explica pelos interesses que gravitam na orbita dos malditos combustíveis fosseis .
***********************************************
Para quem deseja saber mais e aprofundar os seus conhecimentos recomendo:
a) Para começar este https://oeco.org.br/analises/a-maldicao-do-ouro-negro , porque é leve e fácil de entender.
para quem deseje aprofundar os seus conhecimentos. lendo a informaçao de especialistas.
b) As maldiçoes fósseis blog https//pegada.bloggs.sapo.pt
Pesquisar no Blog escrevemos caixa Pesquisar: Fosseis e obtemos 17 resultados
1. Para onde foram as flores?
Publicado por Licínio Nunes a 24 Junho 2013
[ produtor maior de hidrocarbonetos fósseis se verá impedido de levar o seu veneno até aos sagrados mercados]
2. Superando a maldição: “E os despojados herdarão a Terra!”
Publicado por Licínio Nunes a 07 Junho 2013
[Quando eu falei em "maldições fósseis", estava a tentar usar o termo no sentido da tragédia grega]
3. As maldições fósseis (VI): O paradoxo verde
Publicado por Licínio Nunes a 28 Maio 2013
[ mais acessíveis, os donos de recursos fósseis são presenteados com a escolha entre venderem hoje a]
4. As maldições fósseis (V): É a economia, estúpido!
Publicado por Licínio Nunes a 26 Maio 2013
[ nossa civilização. A primeira — e última, que fique claro — assente em combustíveis fósseis.]
5. As maldições fósseis (IV): As mãos sujas de sangue
Publicado por Licínio Nunes a 21 Maio 2013
[Nota: Este post teve que ser editado para substituir a imagem da curva de Hubbert, visto ter recebid]
6. As maldições fósseis (III): A Grande Marcha do Sal
Publicado por Licínio Nunes a 19 Maio 2013
[ indústrias fósseis assenta, está naquela última frase da cena clássica de O Gigante: "Devias ter-lhe dado um]
7. As maldições fósseis (II): Venenos rápidos e venenos lentos
Publicado por Licínio Nunes a 12 Maio 2013
[ tornou possível. A relação com as maldições dos hidrocarbonetos fósseis não é óbvia, mas é essencial]
8. As maldições fósseis (I): x + y = x + y
Publicado por Licínio Nunes a 06 Maio 2013
[ 1,43 euros por quilograma de combustíveis. No entanto, o custo dos fósseis anda pelos 84-87 cêntimos]
9. As bolhas…
Publicado por Licínio Nunes a 01 Maio 2013
[ fósseis, daqui até ao início da terceira década do século. Mais as reservas confirmadas e já hoje cotadas]
10. Crónica antecipada duma revolução inevitável — Para que não chamem nomes às nossas mãezinhas
Publicado por Licínio Nunes a 20 Dezembro 2012
[ hidrocarbonetos fósseis, e libertar o dióxido de carbono produzido na atmosfera... As consequências seriam as]
Pág. 1/2
11. Crónica antecipada duma revolução inevitável — 207.205.000.000 bicas
Publicado por Licínio Nunes a 22 Novembro 2012
[ os hidrocarbonetos fósseis, é olhá-los como recursos únicos e insubstituíveis. Quando descrevemos os]
12. Cinco milhões de carros eléctricos na China
Publicado por Luis Moreira a 08 Maio 2012
[] reduzir drasticamente a sua dependência dos combustíveis fósseis e melhorar a segurança energética]
13. O petróleo não é de origem fóssil, é inesgotável.???
Publicado por António Leal Salvado a 06 Abril 2012
[, ultrapassando os 13 km. Isso contradiz totalmente a tese dos fósseis, pois os restos dos seres vivos marinhos nunca]
14. O Zé e a Maria e os "piegas"
Publicado por Rui David a 16 Fevereiro 2012
[ de euros de combustíveis fósseis. Essa é a verdade incontornável. É isto que separa os centuriões]
15. Temos que conviver com o nuclear ?
Publicado por Luís Moreira a 01 Fevereiro 2012
[ também com as energias renováveis. Nesta transição temos que enterrar o CO2 dos combustíveis fósseis e]
16. O oráculo de Belém
Publicado por Francisco Clamote a 05 Janeiro 2012
[ importações de combustíveis fósseis, quer através do aumento do valor das exportações associado a produtos de]
17. O Século XXI será dominado pela China?
Publicado por Luís Moreira a 27 Setembro 2011
[ combustíveis fósseis e prejudicou a China, pois esta estava demasiado longe de um território como a América]
Pág. 2/2