17 março 2022

O Gato Schrodinger 2 - Constelação de Félix : o Gato no Céu

 Schrödinger 2 – Constelação de Félix : o Gato no Céu


Conto escrito em honra do Douradinho um gato da rua mais manso carinhoso e amoroso que alguma vez adotou a nossa família.


Nessa noite de Reis, fria e seca, o firmamento resplandecia iluminado pela miríade de estrelas, quais luzeiros de brilhantes, cravados na abóbada celeste.

Nunca me cansava de admirar a imensidão do universo infinito, enquanto pensava com os meus botões, se algures lá em cima, existiriam meninos como eu, a olhar as mesmas estrelas, organizadas nas suas constelações e a fazer a si mesmos as mesmas perguntas que eu fazia.

Com certeza que existiam. Tinha de perguntar ao Schrödinger , aquele gato misterioso que atravessava as paredes e fazia a magia de aparecer e desaparecer no nada. Ele tem poderes e sabe tudo, como já demonstrou ao salvar a vida do Hugo.

Ele, que já fazia parte da família, tinha-se esquecido de aparecer nesta noite de reunião familiar.

Os gatos são assim! São espíritos livres e independentes! Seguem os seus próprios desígnios... “- disse o meu pai ao jantar para me consolar, tão evidente era a minha tristeza por sentir a falta do meu amigo.

Agora depois de comido o bolo rei e as rabanadas, esgueirei-me da mesa e saí para o terraço para ver as estrelas, enquanto o resto da família jogava ao rapa, a fazer horas para a chegada do Pai Natal, que ia distribuir as prendas, que estavam à volta do presépio, ao lado do pinheiro de Natal.

Comecei a tentar identificar as constelações, dando os nomes que o meu pai me ensinou. Enquanto tentava encontrar a constelação do Dragão depois de ter descoberto as constelações das Ursas e de Orion - “O Caçador”, senti uma voz familiar a falar dentro da minha cabeça a dizer-me: “- A constelação do Dragão está ali perto da nebulosa do Olho de Gato ” .

De repente pareceu-me que estava a observar o universo através de um potente telescópio, pois os meus olhos guiados pela sua mente, focaram-se num grupo de estrelas e então vi claramente uma nuvem em forma de olho de gato com um pontinho branco no centro. Fiquei extasiado com a imagem e nem sequer me atrevi a perguntar ao Schrödinger as razões da sua tão prolongada ausência.

Mesmo assim, disse em tom de reprovação:

Schrödinger.. Tu que sabes tudo, esqueceste-te de que hoje era a ceia do dia dos Reis Magos, que foram visitar o Menino Jesus, guiados por uma estrela brilhante que apareceu no céu ?

Não obtive resposta mas comecei a sentir uma enorme tristeza. Olhei então para o Schrödinger e vi que ele estava a chorar em silêncio.

Eu nunca tinha visto um gato a chorar e até pensava que os gatos só miavam. Todavia este é especial. Até tem transmissão de pensamento, porque eu oiço a voz dele, mas o meu telefone não grava som nenhum e as outras pessoas na maior pare das vezes também não o ouvem.

Senti-me comovido e perguntei-lhe:

- Estás doente? Porque choras?

Ele respondeu:

- Foi há cinco mil anos que explodiu aquela estrela que vês no centro da nublosa, iluminando todo o céu para anunciar o nascimento do vosso Deus, três mil anos mais tarde. Na explosão engoliu todos os seus planetas, entre os quais estava o planeta original dos gatos.

E continuou :

- Todos nós já sabíamos desde há centenas de milhar de anos , que o nosso sol estava instável e poderia explodir a qualquer momento. Por isso a imensa maioria dos gatos emigrou para outras partes do universo. No entanto, alguns dos mais velhos não quiseram sair da sua casa e ficaram para acompanhar o fim da estrela que lhes tinha iluminado a vida! A minha mãe era a mais velha das que ficaram!

- Ela e muitos milhões de gatos, foram sacrificados na hora certa, para que pudesse ser anunciado aos Reis Magos da Terra o nascimento do vosso Jesus. Um Deus estranho, num planeta azul, muito estranho, onde as pessoas não sentem a magia.

Fiquei estupefacto! Não tinha palavras nem pensamentos capazes de exprimir a angústia que me encheu a alma e abalou a minha fé no nosso Salvador. Não conseguia nem consigo entender porque é que foi necessário morrer tanta gente, sem qualquer culpa, apenas para que se cumprissem as profecias.

Já sabia que depois de Jesus nascer, tinham morrido muitos meninos Judeus inocentes, mas não sabia que foi preciso morrer uma civilização de seres sábios e bondosos, para que alguém soubesse que nasceu Jesus.

Abracei-me ao Schrödinger e choramos os dois. Nessa altura, ao olhar para o céu vi que algumas estrelas formaram a figura de uma gata cuja pata acenava para nós.

E perguntei-me:

-Porque será que os humanos até baniram do Céu a constelação de Félix - O Gato?


0 comentários: