23 outubro 2012

A mudança é um processo revolucionário

A mudança é um processo revolucionário, não é simplesmente uma evolução na continuidade. É na verdade um processo comum na vida, quer seja considerada do ponto de vista biológico, quer seja estudada do ponto de vista das organizações como as empresas. Podemos aplicar às organizações um tratamento teórico similar à 5ª teoria de Darwin (a teoria da seleção natural)1 conjugado com as leis do "acaso e da necessidade".
A mudança é sempre uma alteração radical de paradigma, seja ele :
  • organizacional, 
  • processual,
  • informação - conhecimento
  • informação produtiva - tecnologia
Precisa de condições ambientais ou de enquadramento, para ter sucesso, mas apenas como condições necessárias e não suficientes. Tem como condição necessária a pré-existência de tecnologia adaptada às novas realidades,  ou funcionalidades internas adaptáveis a essas mesmas novas realidades .

Esse processo revolucionário nas sociedades até pode ser despoletado por uma ideologia política, por uma corrente científica, por uma crença de caráter religioso, ou por uma ação individual de alguém com carisma, mas isso apenas significa que o ambiente já era propício e que o modelo de sociedade existente antes da revolução já apresentava falhas e incapacidades principalmente ao nível da adaptação rápida.

Para que o processo revolucionário se complete com sucesso ou seja para que o novo paradigma inicie e sobreviva substituindo o anterior concorrem em geral duas linhas de condições :
  • Acontecimentos iniciadores ou gatilhos
  • Ambiente interno e externo propícios antes e depois dos acontecimentos iniciadores.

1 - Pergunto-me: 
  • deve-se considerar um processo revolucionário como um processo determinístico?
  • ou deve-se considerar como um processo probabilístico? 
E se for probabilístico (como eu penso) é perfeitamente ao acaso ou podemos considerar algumas regras como as regras de evolução de sistemas complexos que evoluem coexistindo num determinado período temporal? 
O conceito de seleção natural (a que eu chamo Darwiniana por ter sido Charles Darwin que primeiro verificou e sistematizou esse tipo de evolução ao estudar a evolução das espécies ) parece-me que se pode aplicar a sistemas complexos (biológicos ou abióticos) que de qualquer modo interajam em ambientes competitivos. 
Poderemos ver como os trabalhos de Darwin influenciaram muitas áreas da ciência num resumo em que se apresentam argumentos de muitos académicos no artigo : http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,darwin-200-anos-depois,320094,0.htm



0 comentários: