10 maio 2013

A sete passos de Deus ! 365 é o número do fim das ditaduras!

Em termos de comunicação ou difusão de informação podemos dar sete passos mas ao oitavo já só Deus nos pode ouvir!
Demonstração:
Pressupostos:
1 - O números máximo de contactos manuseável pelo ser humano ronda os 150 ( número de Dunbar) Isto está validado por muitas investigações experimentais nas redes sociais ( Twiter, Facebook e outras)

Citando artigo publicado e Comunicação on-line:
"Cérebro humano tem capacidade para lidar no máximo com 150 relacionamentos no Facebook.

Muita gente se vangloria de ter centenas de “amigos” no Facebook, a rede social online de maior sucesso. Mas estudo feito por um professor da respeitada universidade de Oxford, na Inglaterra, mostra que, mesmo estes usuários mais ativos só conseguem se relacionar de verdade com, no máximo, 150 pessoas.

Em entrevista ao Times Online, o autor do estudo, professor de Antropologia Evolucionista na Oxford University, Robin Dunbar, afirma que o número revelado pela pesquisa vem se mantendo inalterado em diferentes sociedades, ao longo da história. “Você pode ter 1500 amigos (online), mas quando olha o tráfego nos sites, verifica que a pessoa mantém o mesmo círculo de até 150 pessoas que tem na vida real”, garante ele.

O professor Dunbar se tornou conhecido por pela teoria do “Número de Dunbar”, segundo a qual, a parte do cérebro que processa a linguagem e os pensamentos conscientes permite ao ser humano lidar apenas com até 150 amigos, não importa o número de pessoas com as quais ele esteja em contacto.

O académico fez a experiência com o Facebook para ver se seria possível, através da rede social, expandir a rede de amigos. O resultado, anunciou ele,  deu os mesmos 150 dos estudos anteriores."


2 - Dos 150 contactos possíveis apenas se comunica mutuamente com 20 uma ou mais vezes por semana (Número de Dunbar restrito).



Cálculos
Assim se  cada pessoa mandasse uma mensagem para os seus amigos chegados (do grupo dos 20 preferidos) e cada um deles fizesse o mesmo ao fim de sete reenvios a mensagem tinha chegado a
20⁷=1 280 000 000  pessoas (mais do que a população da Índia)
Ao fim do oitavo passo teria chegado a 20⁸=25 600 000 000 pessoas se houvesse população humana suficiente
Como não há gente que chegue, já só Deus é que pode receber a nossa mensagem
 

O número do fim das ditaduras
No final da década de 70 do sec XX investigadores americanos chegaram à conclusão que nenhuma Ditadura sobrevivia mais do que 5 anos após existirem na sociedade mais de 67 telefones por mil habitantes. 
Se considerarmos este o número de Dunbar restrito para os telefones, e considerarmos que uma determinada informação complexa  demora um dia a ser recebida digerida e reenviada, então para um país de 50 milhões de habitantes precisaríamos de 5 dias para que todos os cidadãos recebessem a mensagem pois
67⁴= 20 151 121
67⁵= 1 350 125 107
em  5 anos difundiríamos 365x5:5= 365 mensagens relevantes diferentes
Este é o número do fim da besta do mal!

0 comentários: