O valor de venda dos bens e serviços em função do Factor de Monopólio numa economia
Neste artigo procuraremos apresentar um modelo matemático que represente o funcionamento da economia partindo de conceitos base, referenciais e unidades de medida comuns a outros ramos do conhecimento. Desse modo usa-se a valoração do trabalho como tempo multiplicado por um factor de ponderação quando adequado.Assim consideraremos que o valor comercial dos bens e serviços (Preço de venda ou aquisição) pode ser descrito genericamente pela expressão :
PV=a.TrabalhoHumanoDireto+b.TrabalhoHumanoIndireto+c.OfertaProcura+d.FatorMonopólio
em que a, b e d são coeficientes positivos e c pode ser positivo ou negativo
Relembremos o significado de cada uma destas parcelas :
- O trabalho humano directo ou presente - trabalho directo dos produtores pago na geração presente. É o tempo de trabalho remunerado dos trabalhadores intervenientes em todas as fases do processo produtivo (isto inclui o trabalho dos gestores, enquanto gestores, não inclui a remuneração do capital que se atribui à parcela lucro), dos projetistas, dos empregados administrativos, da logística, da distribuição e outros.
- O trabalho humano indirecto passado ou ausente - já pago no passado às gerações que o produziram e é consubstanciado no capital e nos meios de automatização da produção.
- A parcela OfertaProcura mostra que a mais valia ou lucro dos detentores do capital nos diversos escalões do circuito produção e distribuição (L), só pode existir num sistema de produção de mercado e depende claramente do facto de esse mercado ser ou não concorrencial. Neste artigo apresenta-se como uma parcela aditiva ( com sinal positivo ou negativo) porque mesmo no caso de mercadorias em que o valor das duas primeiras parcelas é tendencial para zero o preço final depende sempre da relação entre a oferta e a procura. Apresento como exemplo ilustrativo a venda dos impulsos telefónicos em que o custo actual de uma conversação por minuto é de menos de um décimo do cêntimo do euro mas continua a ser vendido por muitos cêntimos.
- A parcela FactorMonopólio apresenta-se como elemento independente que tem um valor não desprezável sempre que num determinado setor económico ou conjunto de mercadorias o número de produtores é reduzido e o mercado funciona cartelizado sem concorrência real.
Na maioria dos casos esta parcela não se reflete no lucro líquido disponível para o capital porque esta soma é gasta em ineficiências e custos estruturais. Os maiores exemplo são os bens e serviços produzidos e comercializado por monopólios nacionais e internacionais incluindo os serviços de estado. Para o consumidor fica apenas a sensação de que os bens ou serviços são mais caros do que o que deveriam ser....
Estas duas últimas parcelas apresentam valores independentes dos "custos de produção e distribuição" derivados do trabalho humano direto ou do trabalho humano indireto (incorporado no capital).
Assim a fórmula genérica proposta para o custo de aquisição é:
Caq = ((Td+Ti)/TD)+Lucro+Fm
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