27 maio 2011

Algoritmos genéticos: As invenções que evoluem

Algoritmos genéticos: As invenções que evoluem: "Usando princípios da selecção natural, os programas passam a evoluir automaticamente, criando projectos que nenhum ser humano poderia idealizar."

Ainda há poucos anos neste início do sec XXI dizia um amigo meu médico de profissão: " Nada poderá substituir o ser humano no diagnóstico e prescrição de terapias. O computador nunca lá chegará! "

O artigo supra citado com um exemplo na minha área profissional (Radiocomunicações) demonstra que o ser humano individual está a ser ultrapassado, pois eu que até me considero imaginativo e conhecedor na minha área profissional, fiquei maravilhado com a antena inventada pelo algoritmo evolutivo. Nunca vi nenhum engenheiro  humano apresentar algo semelhante!

Ainda não completamos nem aplicamos a toda a humanidade a 4ª Revolução da Igualdade e a ciência e a Tecnologia já nos estão a apresentar as bases de uma 5ª revolução.

Era bom que os políticos meditassem neste facto, pois actualmente está muito claro que as equipas governantes não têm aptidões, nem ferramentas, nem mesmo vontade para fazer uma gestão global e eficiente, com soluções inovadoras e ajustadas à realidade dos problemas que enfrentamos, como se exige neste sec XXI.

A Democracia Representativa está claramente em falência muito por culpa da classe política, mas a "Democracia Participativa" como está a ser exigida em amplos movimentos de massas por esse mundo fora ainda não encontrou as soluções e as ferramentas para uma governação global.
Seguramente esta ferramenta os algoritmos evolutivos, os sistemas de simulação global ( de economia de meteorologia e de composição social) e os sistemas de comunicação global e pessoal, irão ser a base da infraestrutura para um novo modelo de governação da sociedade.

0 comentários: