25 maio 2011

A Classe Política

Neste início do sec XXI ouve-se muitas vezes falar em "Classe política".  Políticos profissionais, jornalistas, comentadores e outros elementos dos "mass media", assim como muitos dos membros de redes sociais ou e-escritores de opinião (blogueiros) fazem referência a esta classe de elementos da sociedade actual, como " classe política", considerando por contraponto os demais cidadãos como "sociedade civil".

Esta última expressão era frequentemente usada para distinguir o membros da magistratura militar (forças armadas regulares), dos restantes membros da sociedade. Contudo os membros da classe política e os que lhe fazem a apologética nos "mass media" apropriaram-se da forma e da ideia para tentar insinuar na sociedade a ideia de que os membros da "classe política" constituem uma magistratura.

Sabendo nós que as maiores e as melhores prisões, são aquelas que se constituem sob a forma de muros no pensamento, facilmente entendemos o esforço da classe política para se camuflar e tentar imitar classes respeitadas da sociedade que até são tidas como imprescindíveis para o regular funcionamento dos estados.

A ideologia de Democracia do "main stream" da intelectualidade mundial é o maior constituinte desse muro de pensamento que impede as pessoas, mesmo as bem intencionadas, de verem a realidade objectiva respeitante à "coisa pública" e em especial esses muros impedem as pessoas de verem que:

- existe de facto uma classe social que até se auto-denomina de classe política ( para eles os outros são "a sociedade civil")

- que a caracterização dessa classe social pode ser feita com os mesmos resultados finais usando as ferramentas de várias escolas de ciências sociais incluindo a escola marxista

- que essa classe não se limita apenas aos membros dos directórios dos partidos políticos e aos deputados eleitos para os órgãos do estado central (federal) , para os órgãos das autonomias ( estados federados e regiões autónomas) ou ainda para os órgãos das autarquias ( municípios, cidades, comunas e outros)

- que a classe política também é constituída pelos membros designados e pelas hierarquias de outros órgãos dos estados actuais como os órgãos ou agências reguladoras e outras espécies de agências governamentais

- e mais ainda também fazem parte da classe política os membros dos órgãos eleitos e as hierarquias por eles designadas em todas as entidades particulares ou estatais como as empresas SA de capital disperso (cotadas em bolsa),  sindicatos e associações profissionais, ONG's em geral, associações desportivas e culturais em especial as de actividade profissionalizada.

- em muitos estados actuais a classe política invadiu muitas magistraturas tradicionais como a Magistratura Judicial e a magistratura Militar

Interessa em especial caracterizar a "Classe Política" segundo o ponto de vista das escolas de pensamento Marxistas, pois foi sob formas de governo baseadas ou influenciadas por essa filosofia, que mais se desenvolveu e maior expressão numérica atingiu a "Classe Política" no sec XX.

Neste início do sec XXI assistimos à rápida propagação da classe política a todas as estruturas das sociedades mesmo em países com formas de governo de ideologias socialistas (social-democratas) ou liberais.

Segundo a escola Marxista para o estudo da estratificação da sociedade considera-se o critério do posicionamento de uma determinada classe de cidadãos em relação ao processo produtivo como necessário e suficiente para a sua inclusão numa das classes sociais.
Exemplos:
- Classe capitalista - classe de cidadãos detentores do capital (meios e factores de produção ) no processo produtivo dos bens produzidos e comercializados sob sua jurisdição
- Classe operária - classe de cidadãos que apenas vendem a sua força de trabalho para o processo produtivo
- Classe dos artesãos - classe dos cidadãos que detêm em sua posse o capital e são os únicos fornecedores da força de trabalho no processo produtivo dos bens por si produzidos e comercializados.

A Classe Política controla de facto os recursos de capital:
- nas sociedades de capital disperso
- nas empresas em que o accionista principal ou único é o estado
- nos investimentos directos na produção de bens e serviços pelos órgãos formais do estado
A Classe Política apropria-se de facto das mais valias geradas nas empresas e órgãos que controla ou governa através de remunerações e privilégios auto-atribuídos muitíssimo acima dos demais funcionários públicos admitidos por contrato com ou sem concurso público que apenas vendem a sua força de trabalho e não têm qualquer controlo sobre o produto desse mesmo trabalho nem sobre o capital que o suporta.

A Classe Política pode então ser definida segundo a escola Marxista como uma classe exploradora com poderes privilégios e até comportamentos semelhantes aos que que a mesma escola outorga à classe capitalista, pois controla o capital a apropria-se directa e indirectamente das mais valias geradas no processo produtivo.

Esta conclusão é aquilo que os membros das hierarquias dos partidos de ideologia marxista não querem aceitar. Para eles a Classe Política era e é só dos "países capitalistas" . Como se demonstrou, esta última afirmação não só não corresponde à realidade, como se destina em primeiro lugar a camuflar essa mesma realidade, para proteger a verdadeira classe política a que eles pertencem.

0 comentários: